Assistente Social — Percursos e Construção Identitária

Isabel Passarinho

Resumo


Este texto tem como eixo central o interesse pela compreensão dos percursos e do processo de construção identitária dos Assistentes Sociais, a partir de uma perspectiva fenomenológica. A investigação que lhe dá suporte, procura produzir conhecimento sobre a formação (com especial enfoque na autoformação) de Assistentes Sociais, procurando identificar os seus percursos profissionais, os significados que lhes atribuem e quais os processos das suas construções identitárias. No âmbito desta investigação, ainda em curso, foi desenvolvido um trabalho empírico, de carácter exploratório, com entrevistas de inspiração biográfica a três profissionais seniores.
Em simultâneo, tenta‑se equacionar a institucionalização do Serviço Social como profissão, que, tendo como referência histórica o pensamento humanitário, assume legitimação profissional plena com o estabelecimento de uma nova relação entre o Estado e a Sociedade Civil.
Na actualidade, em resultado da fragmentação provocada pela transferência de múltiplos serviços do sector público para o privado, da especialização crescente das funções dos Assistentes Sociais e do avanço para um trabalho de maior proximidade com outros profissionais, assume cada vez mais pertinência a pergunta: o que é, afinal, ser Assistente Social?

Palavras-chave


Autoformação; Identidade Profissional; Profissionalização; Saberes Teóricos e Práticos; Serviço Social

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