Identidade, socialização e processo de profissionalização — contributos de um estudo sobre os técnicos de cardiopneumologia

David Tavares

Resumo


Neste artigo, pretende‑se contribuir para a reflexão em torno da relação entre educação, trabalho e identidades profissionais com base nos resultados de um estudo realizado, para efeitos de elaboração de uma tese de doutoramento, sobre a influência da instituição escolar na produção e na transformação da identidade profissional dos técnicos de cardiopneumologia, em função dos processos de socialização ocorridos nas instâncias escolar e profissional e em função dos processos e dos projectos de profissionalização, vectores da transformação e recomposição identitária.
A análise proposta tem por referência empírica os técnicos de cardiopneumologia, um grupo sócio‑profissional inserido na carreira técnica de diagnóstico e terapêutica que tem estado envolvido, na última década, num processo de transformações significativas. A exploração da especificidade deste campo empírico permitiu confirmar alguns dos princípios dominantes enunciados nos estudos sobre esta problemática e revelar diferenças relativamente aos processos de outros grupos sócio‑profissionais.
O caso em estudo revela um processo de construção da identidade fortemente influenciado pela instituição escolar, não tanto pela sua acção enquanto instância de socialização o qual tem efeitos distintos de outros grupos de referência do campo da saúde com um modelo “ideológico” de formação mais acentuado, mas, sobretudo, pela sua acção no processo e nos projectos de profissionalização, devido às orientações estratégicas definidas para o ensino, com efeitos na recomposição dos saberes profissionais e devido ao papel desempenhado na institucionalização e legitimação do conhecimento do grupo sócio‑profissional.

Palavras-chave


Identidade; Socialização; Processo de profissionalização; Projectos de profissionalização

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