Políticas e práticas de formação em grandes empresas — Situação actual e perspectivas futuras

Alda Bernardes

Resumo


O presente artigo visa traçar uma primeira perspectiva da situação da formação nas grandes empresas e dar um contributo crítico para a compreensão das lógicas subjacentes às suas políticas e práticas de formação. Baseia‑se nos resultados de um estudo exploratório realizado em 26 grandes empresas Nacionais e Transnacionais a operar em Portugal. Com a informação recolhida, obtiveram‑se conhecimentos sobre o que se está a passar no campo da formação nas empresas e foi possível identificar um conjunto de tendências. Para ajudar a compreender a realidade observada, apresenta‑se uma proposta tipológica que fornece elementos iniciais para orientar na caracterização das políticas e práticas de formação nas empresas. Os tipos de formação encontrados classificaram‑se em: Formação tradicional e utilitarista, Formação estratégica e orientada para a resolução de problemas, Formação orientada para o desenvolvimento pessoal e social.

Palavras-chave


Educação de adultos; Formação contínua; Políticas de formação; Recursos Humanos

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