Contestando profecias: trajetória de jovens universitários de origem popular

Veleida Anahí Silva, Ana M. F. Teixeira

Resumo


O trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada junto a jovens universitários regularmente matriculados na Universidade Federal de Sergipe (UFS), única universidade pública do Estado. Trata‑se de jovens estudantes, oriundos das camadas populares, que participam do Programa Conexões de Saberes que articula ações destinadas a acolher esses estudantes identificando seus saberes e principais dificuldades para permanência nas universidades federais sob a perspectiva de superação da dicotomia entre saber científico e saber popular. O percurso escolar da maioria desses jovens encontra‑se continuadamente submetido a “tensão e descontinuidade”. Apesar da escassez das pesquisas, observa‑se, no Brasil, um número crescente de jovens que escapam do círculo vicioso que associa pobreza e escolaridade de curta duração e chegam à universidade pública. O que favorece a alguns jovens fugir do “destino” de marginalidade e exclusão a que esses setores da sociedade estão “sentenciados” e chegar ao ensino superior público? Para enfrentar essas questões optamos por um recorte metodológico de natureza qualitativa colocando no centro da análise o depoimento desses jovens.

Palavras-chave


Jovens de origem popular; Educação; Universidade; Trajetória

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