Desenvolvimento intelectual e ético em estudantes do ensino superior — implicações pedagógicas

Helena Marchand

Resumo


Neste artigo são analisadas algumas implicações pedagógicas de estudos sobre o desenvolvimento intelectual e ético em adultos, em geral, e em estudantes do ensino superior, em particular. Num primeiro momento, são descritos dois estudos (de Perry e de Kitchener e colaboradores), com amostras de estudantes do ensino superior, em que se pode verificar que o seu pensamento evolui, ao longo dos diferentes ciclos de estudos, de um absolutismo radical a uma progressiva relativização do saber. De seguida (1) são analisados resultados de investigações que mostram que são poucos os estudantes do ensino superior que se encontram nos estádios mais avançados do desenvolvimento intelectual e ético e (2) são identificadas as principais implicações desses resultados na prossecução dos objectivos do ensino superior. Por fim, são propostas algumas estratégias com vista à activação do desenvolvimento intelectual dos estudantes.

Palavras-chave


Desenvolvimento intelectual; Estudantes do ensino superior; Objectivos do ensino superior; Activação do desenvolvimento intelectual

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.