Metodologias colaborativas, educação na e para a responsabilidade na formação em enfermagem

Maria Aurora Borrego Rodríguez, Julia Mundina Boronat, Isabel Freire

Resumo


Este estudo de caso múltiplo contempla três experiências implementadas em Cursos de Formação Universitária em Enfermagem, nas quais foram utilizados processos de aprendizagem promotores da responsabilidade. A investigação‑acção foi o fio condutor que guiou todo este trabalho. As etapas seguidas assemelham‑se às do Processo de Prestação de Cuidados em Enfermagem. Os três casos foram orientados para e impregnados por uma metodologia cooperativa, com o objectivo de se conseguirem aprendizagens significativas sobre o autêntico sentido da responsabilidade. O estudo de caso inscreve‑se no quadro da metodologia qualitativa. Esta estratégia permite realizar um estudo holístico e significativo de um acontecimento ou fenómeno, neste caso da docência e da aprendizagem universitárias, dentro do contexto real em que se produz (aulas do curso de enfermagem), e requer que se ponham em acção diversas estratégias didácticas e a utilização de vários instrumentos de acompanhamento e avaliação, que representam as fontes consistentes de evidência para contrastar o processo e os resultados obtidos.

Palavras-chave


Metodologias colaborativas; Educação superior; Estudo de caso; Educar na responsabilidade; Formação em enfermagem

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