Tutoria no ensino superior: concepções e práticas

Ana Margarida Veiga Simão, Assunção Flores, Sandra Fernandes, Célia Figueira

Resumo


A tutoria assume particular importância se considerarmos o modelo académico que se pretende configurar no âmbito do espaço europeu. Neste artigo procuramos reflectir sobre algumas experiências de tutoria actualmente em curso em universidades portuguesas, bem como contribuir para a fundamentação e enquadramento que estas práticas podem assumir no contexto do ensino superior. As diversas modalidades de tutoria, o mentoring, a tutoria curricular, a tutoria académica ou formativa são algumas das formas encontradas pelas instituições para dar resposta às necessidades diagnosticadas junto dos estudantes. Devido ao seu âmbito e às suas possibilidades de intervenção, a função tutorial encerra traços e características que apontam para a sua amplitude e diversidade. Concluímos que os diversos programas e práticas de tutoria se foram construindo na prática concreta de cada instituição de acordo com as características dos alunos e do contexto, os quais apontam para a importância e reconhecimento da necessidade de formação por parte dos docentes e para a necessidade da clarificação do papel do tutor.

Palavras-chave


Tutoria; Ensino superior; Declaração de Bolonha; Orientação

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