Formação ético‑deontológica dos professores de ensino superior — Subsídios para um debate
Resumo
As mudanças ocorridas no ensino superior como resposta ao mundo da globalização e do “informacionismo” (Castells, 1997) trazem consigo a necessidade de um requestionamento ético das suas funções. Documentos como “World Declaration on Higher Education for the Twenty‑first Century: Vision and Action” e a Declaração de Bucareste enfatizam o papel ético a desempenhar por estas instituições no mundo actual e na formação ética dos seus estudantes para esse mundo. Apesar de algumas reflexões de carácter teórico sobre vários aspectos da vida universitária, nota‑se uma carência de estudos empíricos sobre o modo como os professores vêem a dimensão ética das suas funções, como promovem o desenvolvimento ético dos seus alunos e se sentem ou não necessidades de uma formação ética que os ajude a desempenhar melhor as suas funções profissionais.
Um estudo exploratório, assente na análise de conteúdo de 14 entrevistas a professores do ensino politécnico e universitário, procura contribuir para a construção desse conhecimento. Os dados obtidos dão alguns elementos para um debate em torno destas questões.
Um estudo exploratório, assente na análise de conteúdo de 14 entrevistas a professores do ensino politécnico e universitário, procura contribuir para a construção desse conhecimento. Os dados obtidos dão alguns elementos para um debate em torno destas questões.
Palavras-chave
Ética; Moral; Deontologia; Desenvolvimento ético dos alunos; Formação ética de professores
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