Formação pedagógica no ensino superior. O caso dos docentes médicos
Resumo
O presente artigo inscreve‑se na problemática da formação pedagógica dos docentes do ensino superior, mais especificamente dos docentes médicos. No que diz respeito aos referentes teóricos que o sustentaram, estabeleceu‑se a articulação entre os domínios da educação médica e da formação pedagógica dos professores do ensino superior.
Faz‑se referências à componente pedagógica da actividade académica e à necessidade de lhe ser atribuída importância, quer em termos da progressão na carreira docente, quer em termos de formação. São abordadas as características da actividade pedagógica dos docentes médicos e descrito o programa de formação pedagógica dos docentes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Das conclusões da experiência descrita, emergem as questões da liderança, do envolvimento e implicação dos docentes na sua própria formação, da criação de programas de desenvolvimento profissional e da existência, nas instituições, de estruturas vocacionadas para a formação, com destaque para o contributo dos especialistas em ciências da educação que nelas colaboram.
Faz‑se referências à componente pedagógica da actividade académica e à necessidade de lhe ser atribuída importância, quer em termos da progressão na carreira docente, quer em termos de formação. São abordadas as características da actividade pedagógica dos docentes médicos e descrito o programa de formação pedagógica dos docentes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Das conclusões da experiência descrita, emergem as questões da liderança, do envolvimento e implicação dos docentes na sua própria formação, da criação de programas de desenvolvimento profissional e da existência, nas instituições, de estruturas vocacionadas para a formação, com destaque para o contributo dos especialistas em ciências da educação que nelas colaboram.
Palavras-chave
Docentes médicos; Educação médica; Ensino superior; Formação pedagógica
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