Desenvolvimento profissional do professor universitário: um contributo para a sua análise

Sandra Graça

Resumo


Partindo de uma contextualização do ensino universitário e dos desafios que hoje se impõem aos professores universitários em particular, este estudo tomou como objecto o desenvolvimento dos professores de medicina dentária analisado através dos seus percursos profissionais.
Para aceder às representações dos professores sobre o seu percurso docente, a abordagem metodológica escolhida foi a de um estudo qualitativo e exploratório, de carácter biográfico, a partir de entrevistas semi-estruturadas a um grupo de 13 professores. A análise de conteúdo permitiu caracterizar as etapas do desenvolvimento profissional ao longo da carreira do grupo de professores estudados.
Os resultados indicam que os professores entrevistados representam a sua carreira académica como globalmente positiva e apesar dos múltiplos constrangimentos sentidos, mantêm-se empenhados e satisfeitos. As etapas encontradas correspondem à entrada na docência, a preparação para o doutoramento e o pós-doutoramento.
Espera-se que a caracterização destas etapas seja útil para apoiar o desenvolvimento dos docentes de medicina dentária e para a criação de estratégias institucionais que promovam esse desenvolvimento.

Palavras-chave


Ensino universitário; Professor de medicina dentária; Carreira universitária; Desenvolvimento profissional

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.