Desenvolvimento profissional e carreira docente — Fases da carreira, currículo e supervisão

José Alberto Gonçalves

Resumo


O presente artigo toma como ideia central e ponto de partida o conceito de que a carreira profissional docente é um percurso relacional e contextualmente vivenciado e construído, em que a pessoa‑professor se vai diacronicamente desenvolvendo, segundo um conjunto de etapas ou fases com características próprias, em espaços e tempos diferenciados e com necessidades específicas de formação.
No processo contínuo de “tornar‑se professor”, cada docente, face aos desafios e exigências da sociedade, da escola, dos alunos, das famílias e das comunidades, assume múltiplas funções. Entre estas estão as de construtor e de gestor do currículo e as de formador, designadamente como supervisor das práticas pedagógicas dos cursos de formação inicial, cujo desempenho depende e traduz a pessoa e o professor que cada docente é, pelo que, para as investigarmos e melhor compreender, não podemos deixar de as situar no momento da carreira em que o mesmo se encontra, com as suas características e necessidades específicas.

Palavras-chave


Etapas da carreira; Formação de Professores; Currículo; Supervisão

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.