Formação de Professores para a prevenção da indisciplina
Resumo
Neste artigo revisitam‑se dois conjuntos de estudos, tendo em vista repensar a problemática da formação de professores para a prevenção da indisciplina, à luz da experiência adquirida como formador de cursos de formação inicial e contínua de professores numa Escola Superior de Educação. Pese embora as diferenças em termos das orientações teóricas e das estratégias metodológicas que os enquadram e estruturam, se procurou, através deles, ensaiar estratégias, a partir de uma intervenção de carácter formativo com professores, tendo em vista a criação de uma disciplina pró‑activa na sala de aula. Em ambos se valoriza o papel do professor para a consecução deste desideratum. No primeiro, conceptualizando‑o enquanto agente de organização da aula através do uso de competências postas em relevo pela chamada corrente da classroom management. No segundo, perspectivando‑o, enquanto profissional que integra nas suas práticas dispositivos pedagógicos e competências, valorizadas especialmente por modelos de extracção psicológica, susceptíveis de promover nos alunos um envolvimento participativo e motivado na criação da disciplina em sala de aula. Dos elementos de caracterização das intervenções formativas seguidas e dos principais resultados obtidos através destes estudos é feita uma reflexão contributiva para a organização e estruturação da formação de professores no domínio da prevenção da indisciplina.
Palavras-chave
Indisciplina; Formação de Professores; Superação de dicotomias paradigmáticas; Tempo e suporte
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