Saberes e práticas: uma experiência de análise sobre dimensões culturais na atividade docente

Rejane Penna, Gilberto Ferreira da Silva

Resumo


Do exercício da aplicação de uma metodologia de análise de fontes orais na pesquisa em educação, especificamente no campo da formação de professores, este trabalho dá continuidade a um percurso que vem sendo realizado pelos autores na busca por construir alternativas de compreender a atividade docente, colocando como protagonistas no ato de narrar as experiências, os próprios educadores. Nesse trabalho, direcionamos nosso foco à seguinte questão: ao narrar sua atividade profissional, como o professor hierarquiza os diferentes saberes adquiridos em sua vida na prática docente? O que lhe parece que o instrumentalizou melhor: a família, a universidade, a formação acadêmica continuada ou a efetiva experiência prática do dia‑a‑dia escolar? O texto está estruturado em quatro momentos. No primeiro situa‑se a origem da problemática, no segundo apresenta‑se o suporte teórico‑metodológico, no terceiro a estrutura das narrativas e, por último, apresentam‑se as conclusões.

Palavras-chave


Formação de Professores; Experiência docente; Dimensões culturais; Fontes orais

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.