A avaliação das aprendizagens na América Latina. Comportamentos e tendências do desempenho escolar dos estudantes latino‑americanos nos ensinos primário e secundário

Marcela Román Carrasco, F. Javier Murillo Torrecilla

Resumo


A avaliação das aprendizagens e do rendimento escolar, uma prática sistemática e legitimada na quase totalidade dos países da América Latina, está a consolidar‑se como uma estratégia essencial e prioritária para monitorizar a qualidade e a distribuição da oferta educativa em cada sistema e país da região. O texto que aqui se apresenta analisa e compara resultados das avaliações nacionais e internacionais referentes às aprendizagens e ao rendimento escolar dos alunos dos ensinos primário e secundário nos países latino‑americanos, dado que a sua análise fornece elementos e critérios importantes na procura da melhoria da qualidade educativa destes sistemas de ensino.
A partir da revisão e análise realizadas constata‑se que existem já há alguns anos graves problemas de qualidade e de equidade educativas nesta região, sem dar mostras de avanços significativos ou de tendências claras nesse sentido. As aprendizagens e o desempenho escolar da maioria das crianças e jovens alunos latino‑americanos continuam a estar abaixo do que seria esperado e necessário para se alcançar uma verdadeira inclusão e mobilidade social dos cidadãos. Este panorama geral assume matizes e ênfases concretas em cada um dos países, ao nível educativo, da área ou disciplina analisadas, entre outras variáveis.

Palavras-chave


Avaliação das aprendizagens; Rendimento escolar; Resultados nacionais e internacionais; América Latina

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.