Provinha Brasil: desempenho escolar e discursos normativos sobre a infância

Maria Teresa Esteban

Resumo


Com este artigo apresento uma discussão inicial sobre a Provinha Brasil, um exame nacional, aplicado em crianças com idades em torno de oito anos, que se propõe a monitorar a alfabetização realizada nas escolas públicas brasileiras a fim de garantir que todos os estudantes se alfabetizem ao final do segundo ano da escolarização obrigatória. Considero que o processo se conduz por uma compreensão reducionista do processo de alfabetização, que não a vê como prática sócio‑cultural, e por uma concepção de avaliação predominantemente quantitativa e classificatória. Nesta perspectiva, o texto questiona a capacidade desse processo de avaliação oferecer contribuições efetivas para a alfabetização de todas as crianças brasileiras, colocando ênfase na observação de seus efeitos nas escolas públicas que recebem predominantemente crianças das classes populares, historicamente negadas em seus saberes e impedidas de ampliarem significativamente seus conhecimentos.

Palavras-chave


Avaliação; Fracasso/sucesso escolar; Infância; Aprendizagem

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