Almas tatuadas. Aprendizagens sobre avaliação a partir da experiência

Miguel Ángel Santos Guerra

Resumo


Neste artigo o autor faz algumas reflexões acerca da importância que a experiência vivida tem nos processos de avaliação. Questiona‑se acerca da repercussão que essa experiência tem na aprendizagem da profissão docente e na futura prática avaliativa dos professores. O que viveram influencia as suas práticas profissionais, melhorando‑as? Os futuros professores aprendem através do que de bom e de mau viveram quando avaliados? Que condições têm que existir para que tal aconteça? Como é que é possível que quem tenha sentido na própria carne os efeitos de avaliações duras, arbitrárias e irracionais possa repetir os mesmos erros, como se nada tivesse acontecido, como se nada tivesse aprendido?
O autor define essas vivências como tatuagens na alma porque deixam marcas psicológicas que permanecem gravadas durante muito tempo, por vezes para toda a vida.
Recorrendo à pergunta feita aos seus alunos — o que é que de mais significativo te aconteceu quando te avaliaram no sistema educativo? —, o autor estuda as vivências por eles relatadas e as repercussões que estas tiveram na sua vida académica e formação profissional. O autor insiste numa faceta que é frequentemente silenciada: a que se relaciona com o mundo das emoções e dos sentimentos.

Palavras-chave


Avaliação; Experiência; Aprendizagem; Professores

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