A recepção do PISA em França: uma abordagem cognitiva do debate institucional (2001-2008)

Nathalie Mons, Xavier Pons

Resumo


Tendo por base métodos de investigação qualitativa, este artigo analisa a recepção do Programme for International Student Assessment no debate político nacional e institucional entre 2001 e 2008. A partir de uma investigação anterior e mais aprofundada para o projecto Know&Pol, adopta uma perspectiva cognitiva e centra -se na circulação no debate político dos argumentários — conjuntos diferentes de argumentos que ajudam a explicar à opinião pública os principais resultados conseguidos pelos alunos franceses nos testes do PISA — propostos por dois actores colectivos principais cuja posição e competências institucionais proporcionam uma análise mais profunda dos resultados do PISA francês: o “argumentário de enviesamento” da equipa do ministério da educação e dos seus parceiros próximos e o “argumentário da governança ideal” dos membros da OCDE. O artigo demonstra que estes dois argumentários, mais ou menos fi éis ao conteúdo do inquérito, sofreram tendências contraditórias nesse período, em detrimento do primeiro. Isto levanta a questão de como os resultados do PISA são permanentemente traduzidos no debate público e como se constrói um conhecimento politicamente legitimado sobre o funcionamento do sistema educativo francês.

Palavras-chave


PISA; Circulação do conhecimento; Política educativa; Tradução

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