Alguns aspectos e considerações sobre as avaliações do PISA na Roménia

Adél Kiss, Ildikó Fejes, Zoltan Biró

Resumo


Como enquadramento para a implementação, o contexto educativo romeno apresenta elementos tanto favoráveis como desfavoráveis para as avaliações nacionais levadas a cabo pelo estudo PISA1. Estes elementos estão intrinsicamente relacionados com a estrutura básica do sistema educativo, com os processo das reformas ocorridas nos últimos anos e com as expectativas sociais criadas quanto a efi cácia e sucesso escolares. O presente estudo — desenvolvido com base nos resultados de entrevistas semi -estruturadas e análise de conteúdos — centra -se na forma como estes aspectos interrelacionados condicionam o curso dos processos nacionais de avaliação no âmbito do PISA e as percepções desenvolvidas em torno do PISA na Roménia.

Palavras-chave


PISA; Contexto romeno; Educação pública; Percepções sobre o PISA

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.