O professor “operário” e “apóstolo”: Contributos para a história da profi ssão docente em contexto colonial durante a I República (1910 -1926)

Ana Isabel Madeira

Resumo


O texto aborda a questão da formação docente em contexto colonial sublinhando a ambiguidade dos discursos republicanos que defendiam, num contexto de laicização do ensino, a sacralização do ofício docente nas colónias. Tratando -se de uma questão pouco explorada na historiografi a da educação portuguesa defende -se que as iniciativas republicanas empreendidas na organização da instrução pública em Moçambique, comparando os discursos com as realizações, não produziram resultados substancialmente diferentes daqueles que vinham sendo alcançados desde o fi nal da Monarquia. Contudo, os governadores republicanos modifi caram profundamente o estatuto profi ssional dos professores primários coloniais, sobretudo no plano da sua consagração como profi ssionais equiparados aos docentes metropolitanos assim como na importância atribuída aos professores na cruzada pela civilização do indígena. Identifi cam -se ainda algumas linhas de continuidade entre os discursos sobre a formação de professores durante a I República e o início do Estado Novo, em particular na defi nição de um currículo de habilitação adaptado à sua função ultramarina.

Palavras-chave


História da educação colonial; Educação comparada; Formação de professores; Lusofonia

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