(In)Sucessos da Escola Normal da Corte: Dos relatos ofi ciais às crônicas estudantis (1880 -1881)

Sonia de Castro Lopes

Resumo


Este artigo procura recuperar a história do primeiro núcleo escolarizado para formar professores na cidade do Rio de Janeiro: a Escola Normal da Corte (1880 -1889). Busca -se aqui focalizar o momento da criação e o início das atividades dessa escola (1880 -1881) por meio das notícias veiculadas no jornal estudantil Pharol. Por entender que a maioria das pesquisas sobre essa temática tem concentrado suas análises prioritariamente sobre os registros ofi ciais, este trabalho propõe deslocar o foco de análise para o pólo receptor dessas iniciativas, procurando entender de que forma as estratégias de ação do poder instituído eram apropriadas por seus destinatários — os alunos normalistas. Inferiu -se, pelo cruzamento das fontes que houve resistência dos estudantes à cultura escolar que se impunha como estratégia do Estado para promover a instrução do povo e superar a situação de atraso do país.

Palavras-chave


Profissão docente; Formação de professores; Escola Normal da Corte; Jornal Pharol

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