Um olhar de dentro: Perspectivas de professores acerca de necessidades de mudança na escola

Albertina L. Oliveira

Resumo


Neste estudo fez -se um levantamento das funções e papéis mais relevantes, que os professores poderão desempenhar, de modo a contribuírem para a superação de diversos problemas com que a escola se defronta, na actualidade. Participaram na investigação 13 professores dos níveis básico e secundário, de diversos distritos da região Centro, com vasta experiência docente e tendo desempenhado diversos cargos ao longo da sua carreira profissional. As ideias geradas resultaram do envolvimento num processo em que se utilizou a técnica delphi com o objectivo de se chegar a um consenso construído, após diversas reconsiderações e reavaliações das propostas expressas. Em consequência, foi possível identifi car e hierarquizar os aspectos que deveriam ser alvo de mudanças prioritárias, bem como agrupá -los nas seguintes categorias ou dimensões de mudança: reorganizar o funcionamento da escola, com vista a estar centrada no aluno; melhorar os métodos de ensino; aumentar o interesse dos alunos pela escola; estreitar a cooperação escola -famílias- -comunidade; dotar a escola de recursos materiais e humanos; promover a educação holística; promover formação especializada para os professores; concentrar a actividade dos docentes nos tempos lectivos e na direcção de turma; existir a figura do professor -investigador.

Palavras-chave


Perspectivas de professores; Ensino básico e secundário; Insucesso escolar; Necessidades de mudança

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.