Ciências da Educação e investigação: o pesadelo que é o presente

José Augusto Pacheco

Resumo


No momento em que as Ciências da Educação têm sido questionadas nos mais diversos fóruns, principalmente nos que se referem a espaços liberais e conservadores, produtores de perspectivas pragmáticas no modo de pensar a Educação, o presente torna-se num pesadelo(, cuja origem está fora do campo, pois outros modelos são impostos à investigação, embora seja imperativo olhar criticamente para o interior das Ciências da Educação. Enunciando -se os pontos principais deste texto, torna -se necessário i) analisar o financiamento da investigação no quadro das políticas internacionais de inovação e pesquisa, ii) discutir critérios de avaliação da investigação, iii) reflectir sobre procedimentos e resultados da avaliação externa das Unidades I&D e iv) encontrar, quando se fala em Ciências da Educação e investigação, possíveis causas para o pesadelo que é o presente. Argumenta -se que o rumo da investigação em Educação, tal como tem sido avaliada e financiada, pode ser perspectivada pelo regresso a padrões já definidos nas últimas décadas. Trata-se da afirmação de uma investigação produtivista, isto é, um processo que consiste na aplicação de um modelo aparentemente técnico em termos de avaliação, baseado em indicadores quantitativos. Aborda-se, ainda neste artigo, a qualidade da investigação em Educação, com recurso a autores portugueses que mais têm identificado possíveis fragilidades.

Palavras-chave


Educação; Investigação; Unidades I&D; Financiamento

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.