A investigação educacional: princípios e estratégias de internacionalização

Isabel Martins

Resumo


A investigação educacional tem o estatuto de investigação científica reconhecido e deve, por isso, reger-se por princípios comuns aplicáveis ao campo da investigação em Ciências Sociais, domínio no qual se integra. Os quadros referenciais para a investigação educacional, de base analítica ou empírica, só se constituirão como tal quando resistirem ao exercício do contraditório pela comunidade científica da especialidade, entendida sempre como sendo internacional.
Assumida a internacionalização como um princípio básico de toda a investigação científica podem apontar -se estratégias para a sua concretização no domínio da investigação educacional: (1) constituição de redes de investigação por campo / domínio / área de investigação facilitadoras da congregação de visões complementares geradas por contextos particulares; (2) definição de projectos de investigação a desenvolver por equipas internacionais sobre assuntos e temas de interesse transnacional; (3) criação de cursos interinstitucionais e internacionais de formação avançada que visam a outorga de diplomas conjuntos ou duplos. A negociação de planos de estudo comuns e sua gestão é uma via para a melhor compreensão de comunidades académicas e científicas.
O trabalho inter-pares em redes e projectos conjuntos constitui uma ferramenta poderosíssima para desenvolver a solidariedade e o respeito intelectual pelos quais a actividade científica se deve pautar.

Palavras-chave


Educational research; Internationalisation; Knowledge and decision; Internationalisation strategies

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.