A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI. O “novo” que reitera antiga destituição de direitos

Sonia Maria Rummert

Resumo


Tratamos, neste texto, de iniciativas empreendidas pelo Governo Federal, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores, no Brasil, no período de 2003 a 2006. São abordados: o Projeto Escola de Fábrica, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária — PROJOVEM, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos — PROEJA e o Exame Nacional de Certificações de Competências em Educação de Jovens e Adultos — ENCCEJA. A análise efetuada parte do pressuposto de que o campo da educação é fortemente marcado por condicionantes estruturais e que as ações de governo constituem expressão dos processos de correlações de forças. Procura‑se evidenciar, a partir de documentos oficiais, o fato de que essa modalidade de ensino constitui uma das mais claras expressões da dualidade característica do sistema educacional do país que, até os dias atuais, distribui de forma profundamente desigual as condições de acesso às bases do conhecimento.

Palavras-chave


Educação de jovens e adultos trabalhadores, políticas educacionais, educação e condicionantes estruturais, educação da classe trabalhadora.

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.