Limites e possibilidades das TIC na educação

Guilhermina Lobato Miranda

Resumo


Neste artigo começo por clarificar o conceito de Tecnologia Educativa e termos afins. Seguidamente analiso os resultados mais conclusivos da investigação neste domínio, para depois descrever projectos em que estive envolvida e onde a tecnologia foi usada para produzir inovação. Não refiro nenhuma “experiência revolucionária” a nível cognitivo e educacional, pois as tecnologias não conseguem tal feito.

Parte da educação das novas gerações tem de ser conservadora, i.e., tem de passar o testemunho e o conhecimento construído pelas gerações anteriores. Os conhecimentos disciplinares são a condensação exemplar do esforço e talento humanos. Como podem as tecnologias apoiar na transmissão e aquisição destes conhecimentos? Não será necessário que as novas gerações, além de saberem usar a tecnologia, saibam e tenham sobre ela um discurso informado e racional? Não é este também o papel da escola? Estas são algumas das questões que orientam a minha reflexão.


Palavras-chave


Tecnologia Educativa, Tecnologias da Informação e Comunicação, Aprendizagem e Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.