O Currículo numa comunidade de prática

Cristina Costa

Resumo


Com este artigo pretendemos descrever o processo de construção do currículo no interior de uma comunidade de prática online constituída maioritariamente por professores de língua inglesa como língua estrangeira – os Webheads in Action (WiA). Centrais neste artigo são as temáticas do currículo flexível e construtivista, das comunidades de prática online e da formação de formadores. Para tal realizámos um estudo de investigação, de cariz qualitativo, tendo por base uma estratégia de estudo de caso, que será aqui sumariamente descrita.

Como pontos-chave desta investigação, reconhecemos que os Webheads in Action são realmente uma comunidade de prática online, uma vez que reúnem as três características principais apontadas pela teoria da especialidade (Wenger, 1998a): (1) uma empresa conjunta; (2) um compromisso mútuo e (3) e um reportório partilhado. A par disso, apresentam, igualmente, outros elementos que permitem relacionar os Webheads in Action com as comunidades de prática: história, identidade, pluralidade, autonomia, participação, mutualidade, integração, futuro, tecnologia e aprendizagem (Schwier, 2002). Verificouse, também, que a sua actividade assenta numa estrutura curricular flexível e aberta, segundo uma abordagem sócio-construtivista. A aprendizagem, centrada no indivíduo, ocorre em situações contextualizadas e autênticas, sendo essas práticas, e a comunidade, o próprio currículo (Wenger, 1998a).

Concluímos, ainda, que a actividade desenrolada no seio da comunidade gera uma dinâmica de grupo, que potencia aprendizagens significativas e viabiliza a formação contínua de professores de uma forma eficaz e motivadora.


Palavras-chave


Comunidades de Prática, Currículo flexível, Aprendizagem, Tecnologias educativas, Formação, Construtivismo.

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.