Avaliação interna das escolas e circulação de políticas públicas num espaço educacional europeu

César Rufino

Resumo


Este artigo apresenta as linhas orientadoras de um estudo que se propõe obter uma compreensão da difusão e uso de dispositivos de avaliação interna das escolas, bem como a sua proveniência e circulação como mecanismos de regulação política do subsistema escolar, partindo do princípio analítico de que tais dispositivos orientadores da acção têm implícito um exercício regulador do conhecimento. Na sequência da Cimeira de Lisboa de 2000, o Conselho Europeu estabeleceu a meta de tornar os sistemas de educação e de formação na União Europeia “uma referência mundial de qualidade, até 2010”, conduzindo à elaboração de um conjunto de instrumentos de acção pública destinados ao cumprimento desse objectivo político. Entre esses dispositivos emerge, como objecto central do estudo, as políticas de avaliação interna das escolas, a sua difusão, a adopção de referentes internacionais e a sua relação com o conhecimento especializado no enquadramento de uma estratégia educacional europeia.

Palavras-chave


Políticas Públicas de educação, Auto‑avaliação das escolas, Europa, Policy transfer

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