A Vez e a Voz dos Pais — O associativismo parental em tempo de governança
Resumo
Neste artigo apresentamos as linhas gerais do nosso projecto de tese de doutoramento cujo objecto de análise será uma Federação Concelhia de Associações de Pais. O quadro teórico convocado tem por base a integração da promoção da participação parental como instrumento das políticas educativas e as suas implicações enquanto modo específico de reconversão da relação entre as esferas pública e privada e entre o Estado e o público. O crescente protagonismo do associativismo parental, para além dos efeitos ambíguos e defensivos que provoca no sistema educativo, resulta do desenvolvimento de processos internos de comunicação e de construção de sentido, constituindo‑se de forma autónoma e auto‑referencial. Porém, o discurso, a semântica e a própria agenda do movimento associativo parental evidenciam uma parceria proactiva e colaborativa com as necessidades emergentes do sistema político, com as necessidades de legitimação e as estratégias de regulação dos decisores políticos. O ponto de vista do observador suscitará assim uma recuperação do debate agónico entre a perspectiva do “mundo de vida” de Habermas e a perspectiva da “autopoiesis” dos sistemas sociais de Luhmann.
Palavras-chave
Políticas públicas de educação; Associativismo parental; Sistemas sociais; Autopoiesis
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