O ensinar e o aprender no Ensino Fundamental: um movimento interativo com a pesquisa
Resumo
Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, sobre o processo do ensino e da aprendizagem interagindo com a pesquisa e relacionado à abordagem científico‑pedagógica do corpo humano. A investigação foi desenvolvida com um grupo de trinta e cinco alunos e sua professora, com a participação da pesquisadora, na 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública, com o objetivo de configurar como emergem e são explicitadas as dimensões do corpo humano. A coleta realizou‑se por meio de entrevistas semi‑estruturadas com alunos e a professora, pesquisas desenvolvidas pelos alunos, em suas comunidades, e atividades de ensino. A análise revelou que, de uma prática construída/desenvolvida em incessante diálogo nas situações reais de trabalho do grupo de alunos com a professora e a pesquisadora, emergiu a aprendizagem significativa do corpo humano, construída e imbricada com as histórias de vida de cada aluno, implicando seus conflitos, angústias, desafios, desejos, saberes, vivências sociais e emocionais.
Palavras-chave
Pesquisa; Ensino; Aprendizagem; Ciência; Corpo humano
Apontadores
- Não há apontadores.