Equipa multiprofissional de saúde e formação em contexto de trabalho — O caso de um serviço hospitalar

Patrícia Vinheiras Alves

Resumo


Este estudo de caso pretendeu investigar “em que medida as reuniões de uma equipa multiprofissional de saúde têm potencialidades formativas para os diferentes profissionais que nelas participam”.
Pretendeu caracterizar e analisar as dinâmicas de funcionamento das reuniões da equipa multiprofissional, as relações que se estabelecem entre os diferentes elementos que participam nessas reuniões e as implicações no processo de formação contínua dos profissionais.
A colheita de dados foi efectuada num serviço de Medicina de um hospital de Lisboa com recurso à observação participante das reuniões da equipa multiprofissional. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo.
Conclui‑se que as reuniões da equipa multiprofissional têm um grande potencial formativo, já que durante as mesmas constata‑se uma riqueza de debates e reflexões individuais que, desde que interiorizadas, levam a processos de mudança de comportamentos. Este potencial formativo resulta de processos de formação experiencial, de autoformação e de socialização que ocorrem nas reuniões. Conclui‑se também que a formação não formal e informal em contexto de trabalho são importantes na evolução da prática profissional em articulação com a formação formal.

Palavras-chave


Autoformação; Equipa Multiprofissional; Formação em Contexto de Trabalho; Formação Contínua; Formação Experiencial; Socialização

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.