Enfermeiros recém‑formados e Cuidados de Saúde Comunitários: as lógicas subjacentes à escolha

Raquel Correia

Resumo


Inserida no contexto específico da enfermagem, a presente investigação teve como principais intenções compreender o processo de construção identitária em enfermagem, apreender os fundamentos que originaram a procura por uma área de actuação específica (a enfermagem de saúde comunitária), caracterizada pela escassa procura enquanto primeiro local de exercício profissional, assinalando a inversão de tendências e um desvio à norma.
Os contributos teóricos desenvolveram‑se em torno de temáticas centrais como as representações sociais, a sociologia das profissões e as identidades profissionais, com o intuito de compreender os pilares sustentadores das lógicas de acção dos sujeitos. Deste modo, e tendo em consideração os objectivos principais da investigação, optámos pelo desenvolvimento de um estudo naturalista, descritivo, de natureza qualitativa e com uma abordagem do ponto de vista biográfico. Como técnica de recolha de dados utilizámos a entrevista semi‑estruturada e de carácter biográfico, sendo o procedimento usado para a apreciação dos dados, a análise de conteúdo.
Destacamos, por fim, os principais acontecimentos do percurso desenvolvido pelos actores desde a escolha do curso de enfermagem ao início da prática profissional, colocando o enfoque nas lógicas inerentes à escolha do primeiro local de exercício, que se centraram maioritariamente em factores de índole pessoal, familiar, curricular e contextual.

Palavras-chave


Representação Social; Enfermagem de Saúde Comunitária; Construção da Identidade Profissional; Lógicas de Acção

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.