Aprender a ser mãe. Processos de aprendizagem de mães primíparas durante os primeiros dois meses pós‑parto

Ana Raquel Saraiva Gonçalves

Resumo


A maternidade que, enquanto projecto de vida, tem o seu início efectivo com o nascimento acarreta inúmeras aprendizagens, as quais são processadas pelas principais cuidadoras: as mães. Neste contexto, é objectivo do estudo, cujos resultados são agora apresentados neste artigo, compreender os processos de aprendizagem que estão subjacentes à maternidade em mães primíparas1 durante os primeiros dois meses pós‑parto. Para tal, privilegiou‑se, em termos metodológicos, a abordagem qualitativa através da realização de entrevistas. Os resultados obtidos espelham o facto de as aprendizagens das mães serem marcadas por problemas específicos. No seu processo de resolução, as primíparas estabelecem relações com diferentes fontes de suporte, cenário com implicações na construção identitária materna. A Aprendizagem de natureza experiencial sustenta o processo de Aprender a Ser Mãe.

Palavras-chave


Mãe; Maternidade; Aprendizagem; Formação experiencial

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.