Aprender a ser enfermeiro. Identidade profissional em estudantes de enfermagem

Miguel Nunes Serra

Resumo


Este artigo tem como objectivo principal apresentar alguns elementos que a literatura baseada na investigação tem apontado como pertinentes para a compreensão do modo como os estudantes de enfermagem estruturam a sua identidade profissional. Estes elementos emergem de uma pesquisa teórica preliminar à investigação em curso (no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação na área de especialização em Formação de Adultos, da FPCE‑UL) sobre o processo de construção da identidade profissional, vivido e descrito por estudantes de enfermagem, ao longo da sua formação inicial. Da pesquisa elaborada até ao momento salientam‑se três grandes dimensões teóricas: As identidades profissionais da própria profissão de enfermagem e o seu processo de construção do ponto de vista histórico; os discursos e práticas no contexto do ensino de enfermagem; e a experiência vivida dos estudantes de enfermagem. Por fim, apontam‑se alguns aspectos relacionados com a metodologia e a operacionalização programada para o estudo.

Palavras-chave


Estudante de enfermagem; Enfermagem; Identidade Profissional

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.