A formação dos médicos, hoje. Desafios e realidades
Resumo
Acompanhando a necessidade de os médicos se adaptarem a situações novas e de darem resposta às mudanças na área da saúde, as faculdades de medicina têm vindo a renovar os seus currículos. As inovações curriculares e pedagógicas introduzidas têm levantado algumas resistências. Parte da solução para este problema poderá residir numa formação pedagógica dos docentes que os apoie na escolha e na utilização de respostas pedagógicas diversificadas e flexíveis. No que diz respeito aos docentes das faculdades de medicina, o papel dos departamentos de educação, como instrumento de apoio à mudança tem vindo a ser amplamente sublinhado.
O texto que se apresenta reflecte esta problemática e está organizado em torno de três eixos fundamentais: a necessidade de uma educação dos futuros médicos que possa responder aos novos desafios das sociedades actuais; as orientações dos actuais currículos das faculdades de medicina, sobretudo das europeias e americanas; o contributo dos departamentos de educação médica (DEM) neste processo de renovação das faculdades de medicina, a partir da nossa experiência no DEM da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM) e dos trabalhos que aí temos desenvolvido.
O texto que se apresenta reflecte esta problemática e está organizado em torno de três eixos fundamentais: a necessidade de uma educação dos futuros médicos que possa responder aos novos desafios das sociedades actuais; as orientações dos actuais currículos das faculdades de medicina, sobretudo das europeias e americanas; o contributo dos departamentos de educação médica (DEM) neste processo de renovação das faculdades de medicina, a partir da nossa experiência no DEM da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM) e dos trabalhos que aí temos desenvolvido.
Palavras-chave
Educação e Saúde; Educação Médica Pré‑Graduada; Inovação Curricular; Departamento de Educação Médica
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