A experiência dos professores‑monitores em áreas de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem‑Terra em Sergipe: compartilhar para emancipar

Maria José Nascimento Soares

Resumo


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aglutina trabalhadores rurais que se propõem conquistar direitos sociais, por meio da promoção de cursos de formação política e pedagógica, com a intenção de formar o novo homem que se consolidará no coletivo. Na perspectiva de compreender a práxis dos monitores envolvidos no MST, especialmente no Estado de Sergipe, levantaram‑se questionamentos a respeito da peculiaridade da atuação desses monitores. Considerando esses antecedentes, o objetivo deste artigo é o de revelar a ação docente dos monitores‑professores, a qual pode viabilizar a conquista de direitos sociais, para esses trabalhadores, bem como favorecer a sua emancipação, em decorrência do processo de compartilhamento sociocultural que se desenvolve no cotidiano dos integrantes desse processo: monitores‑professores x trabalhadores rurais.

Palavras-chave


Educação; Ação docente; Emancipação; MST

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