Bocage e a Educação Entre Dois Séculos

Rogério Fernandes

Resumo


Integrada nas comemorações do II Centenário de Bocage, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal sob a direcção do Prof. Daniel Pires, esta conferência visa evocar as estruturas de educação escolar existentes no período correspondente à vida do poeta e a evolução delas. De certa maneira, a sua função consiste no contributo que prestam à leitura da biografia de Bocage, apesar de a sua carreira académica ter sido muito limitada, já que não frequentou a Universidade de Coimbra, tendo ingressado, em compensação, numa escola de formação profissional do tipo da Academia de Guardas‑Marinha.

A vida intelectual de Bocage, designadamente a actividade literária demonstra, por outro lado, que a sua formação cultural decorreu por assim dizer ao lado da escola, embora o domínio do Latim e da Língua Francesa, (aquisições escolares) lhe tenham permitido o desempenho de outras actividades, tais como, por exemplo, a de tradutor. Os seus versos revelam, ainda que a uma análise pouco aprofundada, uma cultura filosófica que se pode considerar rara na sua época.

Eis o que também tentamos aprofundar, na convicção de que a formação extra‑escolar, livre das limitações da ideologia oficial, constituía em certos casos o elemento mais relevante dos fenómenos de contra‑cultura.


Palavras-chave


Reformas pombalinas, Educação doméstica, Educação escolar, Academia de Guardas‑Marinhas.

Texto Completo:

PDF PDF (English)

Apontadores

  • Não há apontadores.