O ofício docente na voz de suas lideranças sindicais
Resumo
O artigo analisa as percepções partilhadas pelos professores que exercem liderança sindical nas duas maiores Associações Docentes do Rio de Janeiro: o Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE). O primeiro reúne os professores das escolas privadas, enquanto o segundo abrange os professores da rede pública de ensino. No escopo da análise desenvolvida, destaca questões tais como: a intensificação e complexificação do trabalho docente face às novas demandas do público escolar; a mobilização para uma maior qualifi cação profissional em que pesem as precárias condições de trabalho; a circulação por entre as redes de ensino, públicas e privadas, colocando em questão a propalada evasão da profissão. Todo esse conjunto de questões remete para a necessidade de refl exão sobre as relações entre o estatuto sócio-profissional do magistério e o exercício efetivo do ofício do professor.
Palavras-chave
História da profissão docente; Associativismo docente
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