Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional

Helena Peralta, Fernando Aluquerque Costa

Resumo


Este artigo tem como propósito apresentar um estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, sobre a competência e a confiança dos professores do ensino básico no uso das TIC nas práticas educativas. Cada caso refere-se a um dos cinco países europeus (Espanha, Grécia, Holanda, Itália e Portugal) envolvidos no projecto IPETCCO “Investigation in Primary Education Teachers’ Confidence and COmpetence. Supporting Innovation...”2, um projecto de investigação em parte financiado pela Comissão Europeia (Programa Socrates/Minerva). Utilizou-se a entrevista de grupo como técnica principal de recolha de dados. Tendo principalmente em vista a elaboração dos instrumentos de recolha de dados da fase seguinte do estudo, emergiram da análise das entrevistas três grupos de factores ou dimensões centrais em torno dos quais se viria a organizar um questionário: factores individuais, factores contextuais (ao nível macro e micro) e factores relacionados com a formação de professores (a consciência dos professores sobre a sua prática).

Palavras-chave


TIC, Inovação, Professores, Competência, Confiança.

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