Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional
Resumo
Este artigo tem como propósito apresentar um estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, sobre a competência e a confiança dos professores do ensino básico no uso das TIC nas práticas educativas. Cada caso refere-se a um dos cinco países europeus (Espanha, Grécia, Holanda, Itália e Portugal) envolvidos no projecto IPETCCO “Investigation in Primary Education Teachers’ Confidence and COmpetence. Supporting Innovation...”2, um projecto de investigação em parte financiado pela Comissão Europeia (Programa Socrates/Minerva). Utilizou-se a entrevista de grupo como técnica principal de recolha de dados. Tendo principalmente em vista a elaboração dos instrumentos de recolha de dados da fase seguinte do estudo, emergiram da análise das entrevistas três grupos de factores ou dimensões centrais em torno dos quais se viria a organizar um questionário: factores individuais, factores contextuais (ao nível macro e micro) e factores relacionados com a formação de professores (a consciência dos professores sobre a sua prática).
Palavras-chave
TIC, Inovação, Professores, Competência, Confiança.
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